Antes de ingressar no meio artístico, trabalhou como Office-boy, vendedor de varejo e balconista de calçados. Iniciou como quase todos os ídolos, em programas de calouros, participando ativamente, principalmente, como o de Cláudio de Lunas, Antonio Aguillar e Vicente Leporace, entre os anos de 1958 a 1960. Entre 1960 a 1962, destacou-se no programa comandado por Estevam Sangirardi, cantando, tocando violão e fazendo humorismo. Em 1967 integra o coral Golden Gate e atuou nas peças “Pé Coxinha e Samba Contra OO dólar”, de Moraci do Val, no Teatro Arena. Convidado por Ramalho Neto, grava seu primeiro disco pela gravadora RCA Victor, como integrante do grupo vocal Os Iguais, que tinha ainda, seu irmão Mário Marcos e os amigos Mário Lúcio e Marcelo (veja foto). Tendo como destaque a música “A PARTIDA”
Partiu para carreira solo em junho de 1967, pela mesma RCA, lançando seu 1º. Disco, logo em julho com um compacto simples, de número 6338 com as músicas: A HISTORIA DE ALGUEM QUE AMOU UMA FLOR e Perdi Você, ambas composições do próprio Toninho em parceria com seu irmão Mário Marcos. Porém o sucesso em nível nacional, só aconteceu com a gravação da música “Tenho um amor melhor que o seu”, de Roberto Carlos. Em 1969, sai seu 1º. Álbum, inclusive é considerado uma autêntica antologia, por parte dos críticos musicais. Ainda em 69, no mês de outubro, grava outro compacto simples, de número 6570, onde registra uma estrondosa vendagem, com as músicas: “Se eu pudesse conversar com Deus” de Nélson Ned e “Sou o mesmo de ontem” - dele e de Mário Marcos, com produção do saudoso Wilson Miranda. Gravou oito (8) álbuns em português e quatro (4) em castelhano. É bom ressaltar que em 1973, a música “O Homem de Nazaré” – composição de Cláudio Fontana, vendeu mais de 500 mil cópias. Foi lançado no cinema por J.B.Tanko, com papel de destaque no filme Pais Quadrados, Filhos Avançados, em 1970, além de participar de outros filmes, como Som, Amor e Curtição.
Antonio Marcos foi namorador e conquistador, deixou quatro (4) filhos, com a cantora Vanusa (afirma sempre que foi o único homem que ela amou de verdade) duas filhas: Aretha e Amanda; com a atriz Débora Duarte, teve a filha Paloma Duarte, hoje uma das mais talentosas e importantes atrizes do Brasil, e com a modelo Rose, o único filho homem, Pablo. Sua última conquista foi Ana Paula, filha de Nice, primeira esposa do Rei Roberto Carlos, que segundo comentários na época, não aceitava a união.
Depois de uma série de internações para desintoxicação do organismo, conseqüência da bebida, foi anunciada o seu falecimento no dia 5 de abril de 1992, aos 45 anos de idade.
Escute uma de suas maiores interpretações,
LOUCURAS E MANIAS composição de Ed Wilson e Carlos Colla, inserida no álbum de 1984 – título “O Sonho Não Acabou” – RCA Victor – LP 103.0618.
Pesquisa - Wellington Farias
Pesquisa - Wellington Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário