xororó du goias canta paixão de homem
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Bonanza
Para a malta da minha geração, e não só, uma das séries-TV mais marcantes foi a americana Bonanza, que retratava o dia-a-dia de um clã masculino do Oeste Americano, portanto um filme de Cowboys, com todos os ingredientes característicos das séries de entretenimento familiar: aventura, acção, romance, suspense e comédia.
O cenário é o Rancho Ponderosa, uma enorme propriedade rural próxima das cidades de Virgínia City e Carson City, banhada a sul pelo Lago Tahoe, propriedade da família Cartwright, composta pelo chefe Ben Cartwrigth e seus filhos Adam, Hoss e Litle Joe.
Bem Cartwrigth representa o papel de um patriarca viúvo e os seus três filhos são meios irmãos entre si, portanto filhos de mães diferentes.
Na televisão portuguesa, tenho a ideia da série passar aos Sábados, de tarde, pelo que uma vez acabado o episódio, a malta ainda emocionada e com o bichinho da aventura, lá organizava um jogo de brincar aos Índios e Cowboys.
Ainda hoje recordamos a música tema de abertura que nos faz lembrar um rápido galope de cavalo.
Cada personagem tinha uma personalidade muito própria e intrínseca. Juntas vincavam fortemente todo o desenrolar dos episódios e da série: Bem Cartwright, o chefe, autoritário, ponderado, respeitado e respeitador, o elo de ligação entre toda a família; Adam, o mais velho, era uma espécie de esquecido, e nem sequer aparecia em todos os episódios, o que leva a supor que entre os quatro principais personagens, Adam era um papel secundário. Apesar disso era o que se assemelhava mais com o estilo do pai, sendo bastante calmo, ponderado e discreto, mas determinado quando necessário; Hoss, o gordo, com o seu característico chapéu alto, representava a força em detrimento da inteligência, sendo o bonacheirão, o desajeitado e o cómico, mas apesar disso, sempre com um bom coração e disposto a ajudar os familiares; Litle Joe, fazia sobretudo o papel do bonitão, o quebra-corações na cidade de Virgínia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário