


Já caricaturista internacionalmente famoso, Borjalo começou seu trabalho em TV no início dos anos 60, e visando integrar a caricatura à televisão, passou a ilustrar os programas que dirigia aprimorando a técnica dos cartões-truca (caricaturas em papel-cartão com olhos e boca móveis, para dar a impressão de que "falavam". Atores e/ou locutores dublavam os bonecos). Borjalo apelidou aquelas caricaturas de Bonecos Falantes.
Com o enorme sucesso da Loteria Esportiva no início dos anos 70, Borjalo identificou uma boa oportunidade de alavancar a audiência da programação dominical da Globo: criar uma personagem carismática para informar os resultados dos testes semanais. Na gíria da época, "zebra" era um resultado inesperado no futebol. Então, Borjalo criou uma zebra falante para o programa Fantástico, que estreou em agosto de 1973.
A primeira voz da Zebrinha foi a do ator Pedro Braga, que muito contribuiu com a personagem, ao criar o bordão "Olha eu aí! Zêêêbra!!!", quando o resultado de alguma partida era surpreendente. Algum tempo depois da estréia, Braga foi substituído pela atriz Maralisi, que emprestou sua voz à personagem até o final.
A Zebrinha permaneceu no ar até a Copa do Mundo de 1986. A Loteria Esportiva já não atraia tantos apostadores, e os recursos da computação gráfica deixava os cartões-truca para trás.
FONTE DA HISTORIA [http://pt.wikipedia.org/wiki/Zebrinha]
Nenhum comentário:
Postar um comentário